quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MAIS VEREADORES, SIM

* Sérgio Faust.
          “Impossível deixar passar em branco e não se manifestar pelo aumento do número de vereadores nas Câmaras dos médios e grandes municípios. Você sabia que Santa Rosa de Lima, com pouco mais de dois mil habitantes tem que ter, por preceito constitucional no mínimo nove vereadores? Exagero? Talvez. Porém diante dessa realidade é inconcebível que uma grande cidade como, por exemplo, São José, com mais de duzentos mil habitantes, permaneça com representação legislativa de somente treze vereadores. Saiba que o número de vereadores não diminui nem aumenta as despesas do legislativo, pois o repasse às Câmaras Municipais tem limite legal, e tem que ser efetivo.

          Assim sendo quanto menor o número de vereadores, mais sobra para despesas como diárias, cursos, aquisição de veículos, tecnologias de ponta, contratação de assessores e outras que tanto questionamos como mordomias. Mais vereadores, mais democracia. Esta é a verdade. Mais oportunidade de elegermos o candidato que escolhemos pelo voto, a nos representar na Câmara Municipal. Campanhas contra o aumento do número de vereadores em cidades de médio e grande porte, soam como ações antidemocráticas, com argumentos ardilosos e com fundamentos inverídicos e com discurso demagogo.
          Orgãos de classe, que se rebelam contra o aumento do número de vereadores em seus municípios, geralmente têm em sua diretoria ou conselho, mais membros que o numero de vereadores de sua cidade, uma discrepância? Não. Mais representatividade.
Os que opinam contra o aumento do número de vereadores, podem ter certeza, na sua maioria, não se candidatam a uma vaga no legislativo municipal. Por que? Porque fogem do risco de um eventual insucesso eleitoral. Mais vereadores é povo no poder. Não há aumento de despesas, haverá sim necessidade de economia. O que a população tem que saber é que quanto mais representantes tivermos nas Câmaras, mais presente ela estará frente aos destinos de seu município”.

Sérgio Machado Faust
Presidente do PR de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário