quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Qual a relação da idade com a indisciplina?

É fora de dúvida que a indisciplina é um dos maiores gargalos que têm contribuído de forma efetiva para a má qualidade da educação em nosso país. Em todo caso é comum observar-se que permeia no país a cultura da impunidade e de que comportamentos arredios e indisciplinares de crianças e adolescentes estão diretamente relacionados com a idade.
Penso que esse modo de ver e pensar se baseia completamente num viés do olhar daqueles que efetivamente não tem a coragem de modificar este cenário. 
Existem países em que as crianças e os adolescentes quando se dirigem a escola o fazem com o objetivo de buscar a construção de habilidades e competências, vislumbrando, primariamente a construção e o aprimoramento cognitivo e subsequentemente somar para a alegria de sua família e desenvolvimento de seu país.
Além disso, notamos que a sociedade está carente de dispositivos que sejam capazes de coibir as mais variadas formas e interfaces que reproduzem a violência e têm levado muitas crianças e adolescentes a crescerem e se desenvolverem num contexto de impunidade, que faz com que na vida adulta prossigam nessa linha  e acabam fazendo parte das estatísticas de segregados que acabam lotando nossos presídios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário